sexta-feira, 22 de março de 2013

A responsabilidade de anunciar a boa notícia


A responsabilidade de anunciar a boa notícia

 Joubert de O. Sobº
Devocional CRE em 20.março de 2013

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 
Marcos 16:15-16

Jesus nos deixou uma grande missão: levar a boa notícia de que, crendo que Jesus é Senhor e Salvador, podemos ter os pecados perdoados e herdar a Vida Eterna. Esta é uma grande e boa notícia. Mas, crer é fundamental. Jesus e sua salvação são um presente de Deus. E só há duas decisões possíveis diante de um presente: receber ou rejeitar.


Quer crer e for batizado será salvo. O batismo é a oficialização da decisão tomada no coração. É como uma jovem que achou o homem de sua vida e se prepara para casar. Quando encontramos a Jesus, logo queremos “oficializar” nosso compromisso com Ele. Então nos batizamos.

A Palavra de Deus é poderosa para nos livrar da morte eterna e foi para isto que Deus nos revelou e enviou seu Filho Jesus. A palavra evangelho significa boa notícia. Esta boa notícia nos livra do mal e nos encaminha de volta ao relacionamento com Deus.

Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte. Salmos 107:20

Ao nos enviar ao mundo, Jesus nos deu uma responsabilidade. Deixar de cumpri-la nos leva ao pecado da omissão. É como se descobríssemos uma fonte de águas puras num deserto e não contássemos para os que estão prestes a morrer de sede. Seria uma injustiça digna de punição.


Se tu deixares de livrar os que estão sendo levados para a morte, e aos que estão sendo levados para a matança; Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura não o considerará aquele que pondera os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? Não dará ele ao homem conforme a sua obra? Provérbios 24:11-12

Fomos convocados para convidar a todos que encontrarmos no caminho. Apesar de muitos rejeitarem o convite, fomos instruídos a insistir e não desistirmos. Jesus contou uma parábola que figurava justamente essa verdade.

Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Casei e, portanto não posso ir.
E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia. 
Lucas 14:16-24

Os convidados não vieram para a festa

Infelizmente muitos não crerão em Jesus e serão condenados. Por quê? Porque rejeitaram o presente de Deus. Disseram não a Jesus e à sua salvação. Deus nos ama e, por isso, respeita a decisão de cada indivíduo e não força ninguém a receber o que não quer. Cada um se responsabilizará pelo resultado de sua decisão.

O jovem Édison e a mensagem que salvou centenas de vidas

Antiga estação

Édison cresceu entre trilhos e trens

Édison cresceu vendo trens, trilhos e estações e, com quinze anos, já trabalhava como aprendiz numa estação ferroviária. A comunicação se fazia via telégrafo usando código Morse. Um dia caiu uma grande tempestade e uma ponte localizada pouco antes da estação onde Édison trabalhava desabou.

A ponte quebrou

O oficial da estação havia recebido a terrível notícia e desesperado gritou: - O trem número sete já saiu da última estação antes da ponte e em dez minutos todos morrerão! Edison viu que faltavam nove minutos. De repente deu salto da cadeira: - Minha irmã está no trem número sete. Depressa! Uma locomotiva! Irei até a ponte. Com o apito do trem passarei uma mensagem à minha irmã. Ela entende o código Morse! O oficial vacila: - Não vão acreditar na sua irmã. – Rápido, vamos! grita Édison, temos oito minutos.

Locomotiva

Na locomotiva, dois km antes da ponte, Édison começou como um louco a puxar a corda do apito do trem com a mensagem: “A ponte caiu. Parar o trem”! No interior do trem um senhor comenta: - Aquele maquinista deve estar louco apitando sem parar daquele jeito! 

O trem corria em direção ao destino fatal

De repente, uma menina ouve com atenção e começa a dizer em voz alta:
- A pon-te ca-iu. Pa-rar. Temos de parar o trem. A ponte caiu! Um homem assentado ao seu lado lhe disse:
- Não brinque com isto, menina! Desesperada ela tenta puxar a alavanca do freio. Uma mulher tentou impedi-la: - Não mexa nisto. É somente para casos de emergência!

A menina entendeu a mensagem
Um idoso se levantou e olhando para os olhos da menina perguntou se ela tinha certeza do que dizia. A irmã de Édison disse não estar brincando, pois conhecia o Código Morse e era isso que os apitos diziam. Ele, então, acreditando na palavra da menina, puxou a alavanca do freio com força, as rodas chiaram e o trem foi parando lentamente. Ao descerem notaram que haviam parado dez metros antes de atingir o abismo.

E foram salvos...
Deus mandou uma mensagem para você receber, entender e anunciar. Você já entendeu a mensagem de Deus? Já creu? Agora é com você.

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim, Jo 14.6






Nenhum comentário:

Postar um comentário